Oeste Paulista ganha quase 27 mil eleitores desde 2022 e ultrapassa 641 mil votantes
23/06/2026 13:18:17
Levantamento atualizado do TSE aponta crescimento de 4,39% no eleitorado da região de Prudente às vésperas das eleições de 2026; primeiro turno ocorre em 4 de outubro
Foto: Portal da Alesp
O número de eleitores aptos a votar nos 53 municípios do Oeste Paulista aumentou 4,39% desde as eleições gerais de 2022. Dados atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que o eleitorado regional passou de 614.367 para 641.346 pessoas, um acréscimo de 26.979 votantes. Do total atual, 551.985 têm voto obrigatório, enquanto 89.517 se enquadram nas condições de voto facultativo.
As eleições de 2026 vão ocorrer em 4 de outubro, quando serão escolhidos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. O segundo turno está previsto para 25 de outubro.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.
Tem consequência
O TRE-SP alerta que quem deixa de votar e não justifica a ausência pode ficar em débito com a Justiça Eleitoral, situação que pode resultar no cancelamento do título após três ausências consecutivas e gerar restrições para emissão de passaporte, participação em concursos públicos e matrícula em instituições oficiais de ensino.
Compromissos na região
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visita o Oeste Paulista, nesta terça-feira (23), para cumprir uma série de compromissos oficiais em Pirapozinho e Prudente.
A agenda começou pela manhã, com a entrega de 203 moradias da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a regularização fundiária de 400 propriedades rurais e a assinatura de autorizações para investimentos na região.
À tarde, às 15h10, o governador participa da abertura da 22ª edição da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte 2026), no Recinto de Exposições Jacob Tosello.
Encerrando a programação, Tarcísio de Freitas inaugura o novo núcleo do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC), que tiveram investimentos de R$ 24,3 milhões do governo estadual, além de entregar reformas em unidades da Polícia Civil e a nova Avenida Bispo Dom Antônio Agostinho Marochi.
A nova via foi construída com investimento de R$ 20 milhões para melhorar a mobilidade urbana na zona norte da cidade e que interliga o Humberto Salvador, Residencial Cremonezi e o João Domingos Netto.