A cidade registra o menor número de diagnósticos da infecção pelo HIV nos últimos cinco anos
Foto - Reprodução internet
No último domingo, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, Presidente Prudente celebrou uma conquista significativa: os casos de infecção pelo HIV caíram 20,25% em 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Este é o menor índice registrado nos últimos cinco anos. Até novembro deste ano, o município contabilizou 63 novos diagnósticos, enquanto, no mesmo período do ano passado, foram 79.
O levantamento histórico revela a evolução dos casos em anos anteriores: 69 em 2020, 83 em 2021, 67 em 2022 e 79 em 2023.
De acordo com a coordenadoria do programa IST/Aids, a redução está associada a dois fatores principais: maior conscientização da população e o aumento do uso da PrEP (profilaxia pré-exposição). O medicamento antirretroviral previne exclusivamente a infecção pelo HIV, sendo indicado para pessoas que mantêm relações sexuais desprotegidas.
O coordenador do programa, Saviolo, destacou ainda a relevância do diagnóstico precoce, que melhora a adesão ao tratamento e amplia a expectativa de vida dos pacientes. Ele lembrou que o HIV pode permanecer no organismo por anos sem evoluir para a aids, que é a manifestação da doença causada pelo vírus.
Após um diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado ao ambulatório municipal, que oferece suporte multiprofissional, com infectologistas, farmacêuticos, psicólogos e outros especialistas.
Para realizar a testagem, os interessados podem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2357. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h. Nas sextas-feiras, o serviço funciona apenas no período da manhã. O telefone para contato é (18) 3221-1366.
Conhecido como “inflação do aluguel”, o IGP-M é amplamente utilizado para reajustar contratos de aluguel, embora meça a variação de preços de produtos e serviços em geral
Verba será destinada à recuperação estrutural de escolas, serviços terceirizados e aquisição de equipamentos para a educação infantil
PPD teve alta de quase 10% na cidade; dirigir sem habilitação é infração gravíssima e pode gerar penalidades criminais
Aneel anuncia cobrança extra devido à redução nos reservatórios das hidrelétricas com a chegada do período seco
Evento na véspera do feriado terá atrações musicais e programação aberta ao público com apoio da Prefeitura