Vigilância Epidemiológica confirma 608 casos da doença e monitora possível terceiro óbito em 2025
Foto - Reprodução internet
A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), divulgou nesta terça-feira (4) o primeiro levantamento de 2025 do Índice Breteau (IB) e do Índice de Infestação Predial (IIP). Os dados revelam que a cidade está em estado de alerta para a dengue, com um IIP de 3,6, indicando que a cada 100 imóveis visitados, em 3,6 foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o Ministério da Saúde, um IIP de até 3,9 representa estado de alerta, enquanto a partir de 4,0 já é considerado risco de surto. O Índice Breteau, que mede a densidade de larvas do mosquito, ficou em 4,6.
Além dos índices preocupantes, a Vigilância Epidemiológica informou que investiga um novo óbito suspeito por dengue, de um homem de 74 anos, falecido em 1º de fevereiro. Até o momento, 608 casos da doença foram confirmados em 2025, com 3.361 notificações e dois óbitos já confirmados.
A área 5 (Centro-Norte) apresenta os piores índices, com IIP de 6,74 e IB de 8,35. Essa região abrange bairros como Jardim Regina, Estoril, São Judas, Aviação, Jardim Paulista, Vila Maristela e Centro.
Na sequência, também preocupam as áreas:
Entre 6 e 31 de janeiro, agentes da Vigilância Epidemiológica visitaram 4.202 imóveis sorteados para o levantamento, percorrendo 812 quarteirões. O objetivo do estudo é monitorar a proliferação do mosquito e orientar estratégias de prevenção e combate à dengue no município.
Diante do cenário preocupante, as autoridades reforçam o alerta à população para eliminar recipientes com água parada, ambiente ideal para a reprodução do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Aneel anuncia cobrança extra devido à redução nos reservatórios das hidrelétricas com a chegada do período seco
Evento na véspera do feriado terá atrações musicais e programação aberta ao público com apoio da Prefeitura
Energisa identificou desvios suficientes para abastecer 632 famílias e alerta que consumidores flagrados em irregularidades arcam com custos e penalidades
Diretoria da agência negou recurso da empresa; mérito das denúncias será analisado em processo separado
Atendimento inclui serviços para MEI, orientações empresariais e capacitações