Iniciativa visa ampliar o acesso à mobilidade urbana e será custeada com economia da nova gestão
Foto - Secom
A partir do dia 7 de junho, o transporte coletivo urbano de Presidente Prudente passará a ser gratuito aos sábados e domingos. A medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) e movimentou as redes sociais e discussões locais.
A Prefeitura esclareceu que não haverá mudanças nas linhas ou horários aos fins de semana. O funcionamento seguirá normalmente, com a única diferença de que a catraca estará liberada. A gratuidade, no entanto, não se aplica aos feriados que caírem em dias úteis — nesses casos, a tarifa continuará sendo cobrada.
De acordo com a administração municipal, a implantação da chamada "Tarifa Zero" será possível graças à economia de mais de R$ 1 milhão gerada nos primeiros três meses de 2025. Esse valor foi obtido com a reestruturação do sistema de transporte, que incluiu a renovação de parte da frota onde 15 dos 75 ônibus atualmente em circulação já foram substituídos por modelos novos.
De acordo com a Prefeitura, o custo anual estimado para manter o serviço gratuito aos fins de semana gira em torno de R$ 1,09 milhão — valor já coberto com os recursos economizados. A medida beneficiará diretamente cerca de 4 mil passageiros, número que pode aumentar nos próximos meses.
A Prefeitura afirma ainda que segue fiscalizando o cumprimento do contrato por parte da concessionária SOU Prudente e que o objetivo da medida é ampliar o acesso à mobilidade urbana sem comprometer o orçamento do município.
Ação ocorreu na Rodovia Raposo Tavares; 4,5% dos veículos a diesel abordados estavam fora dos padrões ambientais
Inscrições para as últimas cinco vagas seguem até esta quarta-feira, 14; sorteio será no Centro Cultural Matarazzo
Mudanças ocorrem nos bairros Jardim Colina e Vila Glória e visam garantir mais segurança e fluidez no trânsito
Modelo é apontado como solução para atrair jovens e suprir falta de mão de obra; sindicatos alertam para risco de precarização
Unidade móvel atende até quarta-feira na Praça Dona Silvina; ação promove saúde ocular e inclusão