Unidade do Projeto Cozinhalimento é inaugurada na Fundação Inova Prudente
26/06/2026 11:38:46
Espaço, que teve investimento de R$ 90 mil por meio de convênio entre governo estadual e Prefeitura, receberá cursos voltados à segurança alimentar, geração de renda e qualificação profissional
Foto: Ananias Pinheiro/Secom
Na capital do Oeste Paulista, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Seagri) inaugurou a unidade do Projeto Cozinhalimento na Fundação Inova Prudente, nesta quarta-feira (24).
A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) e o Fundo Social da cidade, com o objetivo de ampliar a formação de agentes multiplicadores nas áreas de segurança alimentar e nutrição sustentável.
Por meio de convênio entre o governo estadual e o município, foram destinados R$ 90 mil para a aquisição de equipamentos necessários ao funcionamento da unidade, como geladeiras, freezers, fornos, fogão industrial, utensílios, armários, televisores e mobiliário.
A Seagri foi responsável pela aquisição dos equipamentos. A Prefeitura promoveu adequações estruturais no espaço da Fundação Inova Prudente para atender às exigências do programa.
As capacitações serão coordenadas pelo Fundo Social, com apoio de equipe técnica e nutricionista, abordando temas relacionados ao empreendedorismo, geração de renda, qualificação profissional e alimentação saudável. Os conteúdos são desenvolvidos pelo Departamento de Segurança Alimentar da Coordenadoria de Segurança Alimentar (Cosali).
Programa expandido
Segundo o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Melo Filho, esta é a unidade de número 281 do Cozinhalimento implantada no Estado de São Paulo. “É uma oportunidade para o município e uma oportunidade para as pessoas se capacitarem”, destaca o secretário.
“Essa cozinha representa mais um importante investimento na capacitação da população prudentina, mais uma oportunidade de inclusão social e geração de oportunidades para as famílias do município”, ressalta o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos).
Segundo a Prefeitura, as inscrições para os cursos serão abertas após a etapa de orientação dos servidores envolvidos no projeto.