A Prefeitura de Presidente Prudente, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) e Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), respondeu ao convite da Unoeste para participar de um encontro de Planejamento Estratégico Situacional, focado na luta contra a dengue. A primeira reunião ocorreu na manhã de terça-feira (05/09) no Campus 1, com outra programada para o dia 06.
A reunião contou com a presença da supervisora da VEM, Elaine Bertacco, da assessora de secretaria da Sesau, Daniele Borsari, do secretário municipal de Tecnologia da Informação, Helton Sapia, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdinei Vanderlei da Silva, do presidente do Comitê da Dengue, Carlos Rocha Santana (Kal), do médico infectologista e professor pesquisador da Unoeste, Luiz Euribel Prestes Carneiro, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste, Alba Regina Arana, entre outros profissionais.
O professor doutor Eduardo Fuzetto Cazanãs, docente do curso de Enfermagem da Unoeste, liderou a articulação das estratégias. O objetivo do Planejamento Estratégico Situacional, em parceria com a universidade, é desenvolver ações de curto, médio e longo prazo voltadas para a prevenção e combate à dengue.
O secretário da Setec, Helton Sapia, destacou que a pasta contribuirá na disseminação de informações através de meios digitais, na aplicação de ferramentas de geoprocessamento para organizar as ações e na utilização de inteligência artificial para minimizar as consequências das epidemias de dengue.
Daniele Borsari, assessora de secretaria da Sesau, enfatizou a importância das ações preventivas, lembrando o cenário preocupante entre o final de 2022 e início de 2023, com 24 óbitos registrados. "Iniciativas como essa são cruciais para antecipar-se à doença. Tudo o que está sendo discutido e planejado aqui será compartilhado com nossa equipe e nossos usuários, pois cada um desempenha um papel importante na minimização da proliferação do mosquito e, consequentemente, na redução dos impactos da doença", afirmou Borsari.
Fonte: SECOM
Todas as UBSs e ESFs estarão abertas das 8h às 14h para atender o público-alvo da campanha
Iniciativa visa ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes de até 15 anos, com foco na prevenção de doenças
Campanha prioriza idosos, crianças e gestantes; vacinação segue disponível em 29 unidades de saúde
Atividade integra processo de territorialização da Estratégia de Saúde da Família com apoio da Prefeitura
Cidade soma 16 mil casos confirmados e 12 mortes em 2025, segundo o Núcleo de Informações Estratégicas da Saúde (NIES)