O Banco de Leite Humano está promovendo a campanha 'Novembro Roxo' para conscientizar a população sobre a prevenção do parto prematuro e a importância do aleitamento materno. A ação, em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade em 17 de novembro, busca sensibilizar através de cartazes, panfletos e lives informativas transmitidas pelo Instagram @bancodeleitepp.
O Brasil é o décimo país no ranking mundial de prematuridade, com cerca de 340 mil nascimentos prematuros anualmente, segundo a Fiocruz. O Banco de Leite realizará a entrega de cartazes em hospitais maternidades, distribuição de panfletos sobre amamentação e doação de leite humano, além de preparar kits de higiene para bebês de UTI. A campanha também mobilizará doações de bombas tira-leite para auxiliar puérperas e doadoras de leite humano.
Duas lives serão realizadas no Instagram @bancodeleitepp: em 13/11 às 11h sobre a importância da doação de leite humano com a Dra. Maria Helena Coimbra e um depoimento de uma mãe de prematuro; e em 28/11 às 11h abordando a força do leite materno com a enfermeira Sarah Sumaia e o testemunho de uma mãe doadora.
Todas as UBSs e ESFs estarão abertas das 8h às 14h para atender o público-alvo da campanha
Iniciativa visa ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes de até 15 anos, com foco na prevenção de doenças
Campanha prioriza idosos, crianças e gestantes; vacinação segue disponível em 29 unidades de saúde
Atividade integra processo de territorialização da Estratégia de Saúde da Família com apoio da Prefeitura
Cidade soma 16 mil casos confirmados e 12 mortes em 2025, segundo o Núcleo de Informações Estratégicas da Saúde (NIES)