Em alusão à Campanha Mundial do Rim de 2022, a Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado) de Prudente preparou uma programação especial para os dias 7 e 10 de março.
Na próxima segunda-feira, a partir das 19h30, o médico nefrologista voluntário da entidade, Gustavo Navarro, fará uma transmissão ao vivo com o tema da campanha “Educando sobre a doença renal: saúde dos rins para todos”. A live poderá ser acompanhada pela página da instituição no Facebook (www.facebook.com/carimprudente).
Já na quinta-feira, dia 10, das 8h às 11h30, a Carim realiza no Calçadão da Praça Nove de Julho uma ação de prevenção e rastreio da doença renal na população. Com apoio do governo municipal, alunos de cursos de saúde da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), laboratório Exame e Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Prudente), haverá aferição de pressão, avaliação do IMC (índice de massa corporal) e testes de glicemia e creatinina.
Conforme a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a DRC (doença renal crônica) se caracteriza pela lesão nos rins mantida por três meses ou mais. Por não apresentar sintomas em estágio inicial, torna-se fundamental conhecer suas causas e fatores de risco (como a hipertensão arterial e diabetes mellitus) e quais exames podem ser usados para o rastreamento. Segundo dados, um em cada 10 pessoas adultas no mundo são afetadas pela DRC, cujas taxas são crescentes de acometimento na população.
Os principais fatores de risco são: hipertensão arterial; diabetes mellitus; histórico de doença renal ou cardiovascular; idade; obesidade; tabagismo; uso frequente de medicamentos (nefrotóxicos); e genética.
Todas as UBSs e ESFs estarão abertas das 8h às 14h para atender o público-alvo da campanha
Iniciativa visa ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes de até 15 anos, com foco na prevenção de doenças
Campanha prioriza idosos, crianças e gestantes; vacinação segue disponível em 29 unidades de saúde
Atividade integra processo de territorialização da Estratégia de Saúde da Família com apoio da Prefeitura
Cidade soma 16 mil casos confirmados e 12 mortes em 2025, segundo o Núcleo de Informações Estratégicas da Saúde (NIES)