O Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto realizou nesse sábado (06) a primeira cirurgia para separar as gêmeas siamesas Allana e Mariah, de Piquerobi, que nasceram unidas pela cabeça. Elas são acompanhadas por uma equipe da instituição desde 2021, quando ainda estavam na barriga da mãe. De acordo com o hospital, cerca de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, participaram da cirurgia, que durou 9h30.
"As gêmeas estão acordadas, respondendo bem e seguem para cuidados na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] Pediátrica", escreveu a instituição em publicação nas redes sociais no final da tarde de sábado.
O hospital aponta que o procedimento foi planejado e preparado durante meses por meio do uso de projeções de realidade virtual da imagem das gêmeas siamesas.
Todo o caso foi conduzido pelas equipes de Neurocirurgia Pediátrica e Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas, sob o comando dos professores Helio Rubens Machado, Marcelo Volpon, Jayme Farina Junior e Pedro Soller Coltro.
Todas as UBSs e ESFs estarão abertas das 8h às 14h para atender o público-alvo da campanha
Iniciativa visa ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes de até 15 anos, com foco na prevenção de doenças
Campanha prioriza idosos, crianças e gestantes; vacinação segue disponível em 29 unidades de saúde
Atividade integra processo de territorialização da Estratégia de Saúde da Família com apoio da Prefeitura
Cidade soma 16 mil casos confirmados e 12 mortes em 2025, segundo o Núcleo de Informações Estratégicas da Saúde (NIES)