Especialista alerta para prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crônica
Foto - Reprodução internet
Em 2024, foram realizadas 54.873 sessões de hemodiálise em Presidente Prudente, um aumento de 1,9% em relação ao ano anterior. Os atendimentos ocorreram no Instituto do Rim, localizado na Santa Casa de Misericórdia, e no Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo (HR). As instituições oferecem assistência mensal a 360 pacientes, com 35 cadeiras disponíveis no Instituto do Rim e 25 máquinas no HR. Mesmo com o número alto de atendimentos é importante alertar que as vagas para tratamento ainda são insuficientes.
Segundo especialistas, a doença renal crônica é silenciosa e pode ser identificada precocemente por exames simples, como a dosagem de creatinina no sangue e a urina simples.
Para prevenir problemas renais,recomenda-se manter a pressão arterial abaixo de 120/80, controlar a glicemia, praticar atividades físicas, evitar o tabagismo, não utilizar anti-inflamatórios sem prescrição médica e ingerir água regularmente. Além disso, adultos devem realizar exames anuais para monitorar a saúde dos rins, especialmente se forem diabéticos ou hipertensos.
Todas as UBSs e ESFs estarão abertas das 8h às 14h para atender o público-alvo da campanha
Iniciativa visa ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes de até 15 anos, com foco na prevenção de doenças
Campanha prioriza idosos, crianças e gestantes; vacinação segue disponível em 29 unidades de saúde
Atividade integra processo de territorialização da Estratégia de Saúde da Família com apoio da Prefeitura
Cidade soma 16 mil casos confirmados e 12 mortes em 2025, segundo o Núcleo de Informações Estratégicas da Saúde (NIES)