Novo PA de Apoio Dengue começa a funcionar em 24 de fevereiro para atender pacientes do tipo B
Foto - Arquivo Secom
A partir de 24 de fevereiro, o Pronto Atendimento (PA) da Cohab em Presidente Prudente passará a atender exclusivamente pacientes com dengue tipo B, que apresentam sintomas mais intensos e necessitam de hidratação endovenosa e exames laboratoriais. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e faz parte das ações da prefeitura para enfrentar o aumento expressivo da doença, que já ultrapassa 1.400 casos confirmados.
Os atendimentos no local serão realizados mediante encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Casos mais graves, com sinais de alerta como dor abdominal intensa, prostração ou sangramentos, devem ser direcionados às UPAs. Segundo a secretária de Saúde, Débora Tiezzi, a iniciativa busca desafogar as unidades de emergência e garantir atendimento especializado. Se necessário, a rede de atendimento poderá ser ampliada, como ocorreu na epidemia de 2023.
Além do reforço na assistência médica, a cidade segue com mutirões de limpeza, nebulização ambiental e aplicação de fumacê para conter a proliferação do Aedes aegypti. A prefeitura reforça o pedido para que a população colabore, mantendo quintais limpos e eliminando focos de água parada. Até o momento, Prudente registra 1.437 casos confirmados, três óbitos e quatro mortes em investigação.
Todas as UBSs e ESFs estarão abertas das 8h às 14h para atender o público-alvo da campanha
Iniciativa visa ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes de até 15 anos, com foco na prevenção de doenças
Campanha prioriza idosos, crianças e gestantes; vacinação segue disponível em 29 unidades de saúde
Atividade integra processo de territorialização da Estratégia de Saúde da Família com apoio da Prefeitura
Cidade soma 16 mil casos confirmados e 12 mortes em 2025, segundo o Núcleo de Informações Estratégicas da Saúde (NIES)