A Prefeitura de Teodoro Sampaio decretou estado de emergência em saúde pública em todo o território do município, em razão da epidemia de dengue. A medida, decretada na última semana, vai vigorar por até 180 dias, e visa organizar ações de enfrentamento à doença, que tem sobrecarregado o sistema de saúde municipal.
O secretário municipal de Saúde, Sergio Chiari, explica que a cidade, tem tido muitos casos positivos de dengue, e, por isso, tem enfrentado dificuldade na aquisição de insumos e serviços para o enfrentamento da doença. “Com o decreto será possível dar agilidade nas aquisições e velocidade na assistência”, destaca.
Para frear o avanço da dengue, o titular destaca que a cidade tem desenvolvido várias ações, como a nebulizações com máquina costal, o “fumacê” em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), a contratação de novos plantonistas para o hospital, além da adoção de medidas estratégicas com as equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família). “Também estamos realizando arrastão para controle mecânico [remoção de criadouros], envolvendo agentes comunitários de saúde e de endemias com suporte de outros setores do município”, acrescenta.
Todas as UBSs e ESFs estarão abertas das 8h às 14h para atender o público-alvo da campanha
Iniciativa visa ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes de até 15 anos, com foco na prevenção de doenças
Campanha prioriza idosos, crianças e gestantes; vacinação segue disponível em 29 unidades de saúde
Atividade integra processo de territorialização da Estratégia de Saúde da Família com apoio da Prefeitura
Cidade soma 16 mil casos confirmados e 12 mortes em 2025, segundo o Núcleo de Informações Estratégicas da Saúde (NIES)