A Prefeitura de Prudente fez a entrega de um raio-x móvel para assistência aos pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara, na zona norte da cidade.
O aparelho foi custeado por meio de emenda parlamentar destinada por Ed Thomas, quando ainda exercia mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Além do raio-x, o recurso de R$ 500 mil também possibilitou o custeio de cinco computadores, duas impressoras e um servidor de imagem.
Na oportunidade, também foi realizada a entrega da reforma da sala de raio-x, contemplada com pintura e equipamentos novos.
Também está sendo adquirido com a verba, em processo de compra, um digitalizador de imagens para o Pronto Atendimento do Jardim Santana.
De acordo com Cláudio Monteiro, diretor de executivo e de saúde do Ciop, o aparelho beneficiará tanto os pacientes quanto os profissionais. "Há pacientes graves que não conseguem se locomover até a sala de raio-x. O aparelho portátil trará praticidade ao diagnóstico por ser pequeno e de fácil locomoção, além de proporcionar conforto aos assistidos. Economia de tempo e espaço", comentou o diretor.
Segundo o médico cardiologista e diretor técnico das UPAs, Fábio Rosseto, o raio-x móvel provocará melhoria técnica à unidade e segurança aos assistidos. "O paciente com covid em estágio mais agravado, que deve ser mantido em isolamento, por exemplo, não precisará mais se locomover", explicou o médico.
Todas as UBSs e ESFs estarão abertas das 8h às 14h para atender o público-alvo da campanha
Iniciativa visa ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes de até 15 anos, com foco na prevenção de doenças
Campanha prioriza idosos, crianças e gestantes; vacinação segue disponível em 29 unidades de saúde
Atividade integra processo de territorialização da Estratégia de Saúde da Família com apoio da Prefeitura
Cidade soma 16 mil casos confirmados e 12 mortes em 2025, segundo o Núcleo de Informações Estratégicas da Saúde (NIES)