Os casos de dengue relativos a 2022 em Prudente foram atualizados pela equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). Divulgado nessa terça-feira (17), o relatório aponta 7.383 positivos e 9.413 descartados. Há 422 casos sendo investigados. O boletim ainda informa que houve seis óbitos decorrentes da doença em 2022, e há um óbito suspeito aguardando confirmação.
Os números referentes a 2023 serão divulgados nos próximos relatórios, considerando que as análises das coletas demoram algumas semanas para serem concluídas, conforme a coordenadora técnica em saúde da VEM, Vânia Maria Alves.
As ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, foram discutidas em reunião pública na Câmara Municipal, na manhã dessa terça-feira (17), convocada pela Frente Parlamentar pela Saúde, que contou com a presença do vereador Demerson Dias, da coordenadora técnica em saúde da VEM, Vânia Maria Alves, e da assessora de secretaria, Maria Fernanda Fávero de Toledo, que representaram a secretária Márcia Lima Dantas, que não compareceu por motivos de saúde.
Os vereadores Miriam Brandão, Joana D’arc, Douglas Kato, Mauro Neves, Ivan Itamar, Ênio Perrone, Nathalia Gonzaga e Wellington Bozo foram representados por seus assessores.
Desde o dia 6 de janeiro, a VEM está coletando amostras para o primeiro Índice Breteau (IB) do ano. Serão vistoriados 3.740 imóveis nas sete áreas da cidade, conforme o sorteio. Em cada residência, mais de 40 recipientes estão sendo analisados.
Também como iniciativa de prevenção à doença, a VEM e a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) estão elaborando uma campanha publicitária, que será veiculada em breve nas redes sociais e mídia local.
Em parceria com a Prudenco, o município tem realizado mutirões cata-treco nos últimos dias. Entre sexta e sábado, foram recolhidos cerca de 20 toneladas de materiais inservíveis, coletados em diferentes pontos da cidade.
Todas as UBSs e ESFs estarão abertas das 8h às 14h para atender o público-alvo da campanha
Iniciativa visa ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes de até 15 anos, com foco na prevenção de doenças
Campanha prioriza idosos, crianças e gestantes; vacinação segue disponível em 29 unidades de saúde
Atividade integra processo de territorialização da Estratégia de Saúde da Família com apoio da Prefeitura
Cidade soma 16 mil casos confirmados e 12 mortes em 2025, segundo o Núcleo de Informações Estratégicas da Saúde (NIES)