Nessa quarta-feira (01), em reunião realizada na Câmara Municipal, foram eleitos os membros que comporão o Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento das Ações de Controle da Dengue e Leishmaniose Visceral. Para a função de presidente, foi eleito Carlos Rocha Santana, o ‘Kal’. O cargo de vice-presidente será ocupado por Elaine Bertacco. Já o secretário será Pedro Henrique Mendes.
Com chapa única, a eleição foi definida por aclamação. Estiveram presentes a secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Fernanda Trevisan, que responde interinamente pela pasta, a coordenadora técnica em saúde, Vânia Maria Alves, e o vereador Demerson Dias.
Carlos Rocha Santana assume o quarto mandato consecutivo como presidente. Kal ocupou a função nos biênios de 2012-2014, 2016-2017 e 2018-2019. O comitê ficou inativo durante a pandemia.
Regulamentado pelo Decreto Nº 24.470/2014, o comitê tem dentre suas finalidades o acompanhamento e assessoramento à Vigilância Epidemiológica no sentido de reduzir o número de casos e na ocorrência de epidemias, conforme o Programa Nacional de Controle da Dengue e Leishmaniose.
Dados atualizados:
De acordo com os dados relativos à dengue divulgados pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) nessa quarta-feira (01), em 2022 a cidade de Prudente registrou sete óbitos decorrentes da doença, um deles estava em investigação e foi confirmado hoje. Ainda em 2022, o município teve 7.451 casos positivados para dengue.
Já os dados deste ano apontam 110 casos confirmados, 297 descartados e 952 aguardando resultado.
Todas as UBSs e ESFs estarão abertas das 8h às 14h para atender o público-alvo da campanha
Iniciativa visa ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes de até 15 anos, com foco na prevenção de doenças
Campanha prioriza idosos, crianças e gestantes; vacinação segue disponível em 29 unidades de saúde
Atividade integra processo de territorialização da Estratégia de Saúde da Família com apoio da Prefeitura
Cidade soma 16 mil casos confirmados e 12 mortes em 2025, segundo o Núcleo de Informações Estratégicas da Saúde (NIES)