Afirmação foi feita durante inauguração de usina termelétrica no Mato Grosso do Sul
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, voltou a falar que o Brasil não corre risco de apagão no sistema elétrico. Apesar da pior crise hídrica dos últimos 90 anos, o país não deve passar pela mesma situação de anos atrás, quando o sistema elétrico não deu conta do tamanho do consumo dos brasileiros. Mesmo assim, o ministro recomendou que os brasileiros racionem a energia em casa, reduzindo o consumo básico.
Durante a reabertura de uma usina termelétrica, em Mato Grosso do Sul, que vai ajudar na produção de energia do país, o ministro garantiu que não faltará luz na casa dos brasileiros. “Não vai faltar energia. Estamos adotando medidas neste sentido desde o ano passado, quando observamos que as afluências nas principais bacias hidrográficas estavam muito baixas e depois, quando terminou o período úmido, em abril, verificamos que foi a pior escassez hídrica da história do país nos últimos cem anos.”, afirma.
A maior parte da força energética produzida no país é por usinas hidrelétricas, que dependem da água para gerar energia. Quando falta chuva, as hidrelétricas reduzem a capacidade e o país passa a adotar outros meios para a produção de energia, como as termoelétricas, que utilizam fontes de calor abastecida por gás ou outros combustíveis.
Fonte: Rede de Notícias Regional/ Foto: Agência Brasil
Cidade já ultrapassa 14 mil casos confirmados; Secretaria de Saúde reforça apelo por colaboração da população
Com baixa no número de doadores, cirurgias precisam ser adiadas no município por falta de plaquetas.
Cidade já tem mais de 12 mil casos confirmados da doença; autoridades reforçam importância da colaboração da população
Operação Potemkin apura liberação indevida de parcelas para obras inexistentes com uso de imagens falsas e assinaturas forjadas
Nova legislação garante repasse trimestral da Sabesp e projeta universalização dos serviços no município