Homem de 77 anos é a primeira vítima fatal do ano; sorotipo 2 do vírus, associado a casos graves, foi identificado.
Foto - Reprodução internet
O Instituto Adolfo Lutz confirmou a primeira morte por dengue registrada em Presidente Prudente (SP) neste ano de 2025. A vítima foi um homem de 77 anos, que, de acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), contraiu a doença no próprio município. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o sorotipo 2 do vírus, conhecido por causar casos graves, foi identificado como o responsável pela infecção.
Outra confirmação de morte por dengue infromada pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo foi a do médico ortopedista Ricardo Zuniga Mattos, de 67 anos, em Alfredo Marcondes.Ricardo Zuniga Mattos morreu no dia 8 de janeiro, no Hospital Unimed, em Presidente Prudente, onde ficou internado por quatro dias.
No último balanço divulgado, referente a 2024, foram registrados 363 casos confirmados de dengue em Presidente Prudente, sendo 352 autóctones e 11 importados. O número evidencia a necessidade de intensificar ações preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença.
As autoridades reforçam o pedido à população para eliminar focos de água parada, evitar criadouros do mosquito e procurar atendimento médico ao identificar sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas na pele.
Cidade já ultrapassa 14 mil casos confirmados; Secretaria de Saúde reforça apelo por colaboração da população
Com baixa no número de doadores, cirurgias precisam ser adiadas no município por falta de plaquetas.
Cidade já tem mais de 12 mil casos confirmados da doença; autoridades reforçam importância da colaboração da população
Operação Potemkin apura liberação indevida de parcelas para obras inexistentes com uso de imagens falsas e assinaturas forjadas
Nova legislação garante repasse trimestral da Sabesp e projeta universalização dos serviços no município