Implementação só estará completa em 2024, quando os estudantes do terceiro ano passarem pelas mudanças
O Ministério da Educação publicou uma portaria que determina a implementação do Novo Ensino Médio a partir do ano que vem. As mudanças foram apresentadas pelo ministro Milton Ribeiro e já estão publicadas no Diário Oficial da União.
O modelo apresenta uma nova organização curricular, além da ampliação da carga horária mínima de aula, passando das atuais 800 horas para mil horas anuais. A principal mudança é a implementação dos itinerários formativos, que é quando os alunos escolhem quais disciplinas vão estudar, conforme a carreira profissional que querem seguir.
Língua portuguesa e matemática continuam como matérias obrigatórias, mas quem quiser fazer faculdade de Física, por exemplo, não precisaria estudar a disciplina de Artes durante o ensino médio, porque apresentam estudos diferentes. A implementação vai começar de forma gradativa.
No ano que vem deve acontecer a mudança do currículo acadêmico dos alunos do primeiro ano. Em 2023, os alunos que estiverem no segundo ano do ensino médio também terão mudanças. O sistema será totalmente reformulado somente em 2024, quando os estudantes do terceiro ano passarem pelas mudanças.
Fonte: Rede de Notícias Regional
Unidade será a representante prudentina entre as sete escolas do Oeste Paulista que integram o programa a partir do segundo semestre
Outras duas etapas de votação estão previstas até o fim de abril para definir as instituições que adotarão o novo modelo educacional
Qualificação é voltada para quem deseja aprender sobre ferramentas de Inteligência Artificial
Estudantes do ensino médio têm até 7 de março para se cadastrar no programa de monitoria
Município paulista é reconhecido pelo desempenho na alfabetização infantil