Presidente Prudente - SP Sobre Anuncie
Prudente News

Pesquisadores desenvolvem testes rápidos para diagnóstico de Covid-19

24/06/2021 13:49:25

Exames têm a mesma confiabilidade do RT-PC, com custo menor

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), desenvolveram dois novos métodos para identificar casos de covid-19, com potencial para acelerar a testagem em massa no país.

Os dois testes utilizam a saliva para detectar o vírus e têm alta sensibilidade, a exemplo do teste padrão ouro RT-PCR; e ainda com a vantagem de custar ao menos um terço do preço do RT-PCR, que atualmente custa entre R$ 300 e R$ 450.

Além disso, o coordenador da pesquisa, Ronaldo Censi, também falou que por meio desse método, há possibilidade de se detectar outras doenças ou condições como Alzheimer, leishmaniose, câncer e hanseníase.

Em outro teste desenvolvido por ele, os pesquisadores utilizam uma plataforma já amplamente conhecida pelos laboratórios, chamada Elisa, que faz a leitura de enzimas, e que permite a análise de 96 amostras de saliva a cada meia hora.


Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:
Veja também

Saúde

Dia D de Vacinação Contra Influenza em Prudente

Presidente Prudente realiza Dia D de vacinação contra Influenza neste sábado, visando grupos prioritários. A campanha inclui atividades educativas e prossegue até o fim de maio.

Saúde

Estudantes de Medicina Promovem Saúde Visual em Escola da Vila Líder

Universitários de Medicina da Unoeste realizam triagem de acuidade visual e ações educativas na EM Carmen Pereira Delfim, como parte do Programa Saúde na Escola.