Aneel anuncia cobrança extra devido à redução nos reservatórios das hidrelétricas com a chegada do período seco
Foto - Reprodução intenet
A conta de luz terá aumento a partir de maio com a mudança da bandeira tarifária de verde para amarela, segundo anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a nova classificação, haverá cobrança adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. A última vez que houve taxa extra foi em novembro de 2023 — desde então, esteve em vigor a bandeira verde, sem cobranças adicionais.
A Aneel justificou a alteração pela aproximação do inverno e início do período de seca, quando o volume de chuvas nos reservatórios das usinas hidrelétricas tende a cair. Isso aumenta a necessidade de acionamento das usinas térmicas, que têm custo de geração mais elevado.
Em nota, a agência orienta a população a evitar desperdícios, reforçando que o uso consciente de água e energia é ainda mais importante nos meses de estiagem. O sistema de bandeiras tarifárias, segundo a Aneel, também funciona como instrumento de transparência, ao indicar as condições de geração do sistema elétrico nacional.
Evento na véspera do feriado terá atrações musicais e programação aberta ao público com apoio da Prefeitura
Energisa identificou desvios suficientes para abastecer 632 famílias e alerta que consumidores flagrados em irregularidades arcam com custos e penalidades
Diretoria da agência negou recurso da empresa; mérito das denúncias será analisado em processo separado
Atendimento inclui serviços para MEI, orientações empresariais e capacitações
Bairros e distritos têm até 30 de abril para se inscrever e receber estrutura completa para eventos