Energisa identificou desvios suficientes para abastecer 632 famílias e alerta que consumidores flagrados em irregularidades arcam com custos e penalidades
Foto - Energisa
A concessionária Energisa Sul-Sudeste identificou, nos últimos três meses, o desvio de mais de 126,4 mil quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica na região de Presidente Prudente (SP). O volume seria suficiente para abastecer 632 famílias durante um mês inteiro. Os responsáveis pelas fraudes podem ser multados e obrigados a ressarcir os prejuízos causados à distribuidora.
Segundo Sidney Aparecido Lucio de Souza, coordenador de Leitura e Combate a Perdas de Energia, a empresa realiza um monitoramento contínuo do padrão de consumo dos clientes com o apoio de inteligência artificial. Quando há suspeitas, equipes especializadas fazem inspeções presenciais para verificar se houve furto de energia, fraude ou problemas técnicos nos equipamentos de medição.
A Energisa reforça que fraudes no sistema elétrico são ilegais, perigosas e geram prejuízo coletivo. Além do corte imediato da ligação irregular, o consumidor flagrado em situação irregular pode arcar com multa, cobrança retroativa da energia consumida indevidamente e ainda responder civil e criminalmente pelo ato.
Aneel anuncia cobrança extra devido à redução nos reservatórios das hidrelétricas com a chegada do período seco
Evento na véspera do feriado terá atrações musicais e programação aberta ao público com apoio da Prefeitura
Diretoria da agência negou recurso da empresa; mérito das denúncias será analisado em processo separado
Atendimento inclui serviços para MEI, orientações empresariais e capacitações
Bairros e distritos têm até 30 de abril para se inscrever e receber estrutura completa para eventos