A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), disponibilizará a partir de segunda-feira (05/02) uma ferramenta online para que a população possa colaborar no desenvolvimento socioeconômico da cidade, referente à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.
Pelos próximos 30 dias, a partir de segunda, será possível acessar um link, na página oficial da Prefeitura, para encaminhar sugestões de prioridades a serem incluídas na LDO 2025.
No link, o munícipe poderá preencher um formulário e sugerir até cinco prioridades em demandas específicas, divididas em questões sociais, econômicas, infraestrutura e governança.
Conforme a Secretaria de Finanças, esta é uma oportunidade de aprender e contribuir para que o Orçamento Municipal seja elaborado de forma mais participativa e transparente. O orçamento é o principal instrumento de planejamento das Administrações Públicas. Nele estão contidas todas as Receitas e Despesas, que são estruturadas na forma de Programa de Governo.
Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do Orçamento. Com base na LDO aprovada pelo Legislativo, o Executivo elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte.
Conhecido como “inflação do aluguel”, o IGP-M é amplamente utilizado para reajustar contratos de aluguel, embora meça a variação de preços de produtos e serviços em geral
Verba será destinada à recuperação estrutural de escolas, serviços terceirizados e aquisição de equipamentos para a educação infantil
PPD teve alta de quase 10% na cidade; dirigir sem habilitação é infração gravíssima e pode gerar penalidades criminais
Aneel anuncia cobrança extra devido à redução nos reservatórios das hidrelétricas com a chegada do período seco
Evento na véspera do feriado terá atrações musicais e programação aberta ao público com apoio da Prefeitura