Reforma do sistema promete eficiência no combate às fraudes e maior integração entre bancos de dados
Foto - Reprodução inetrnet
O Cadastro Único passará por uma reforma para aumentar a segurança, combater fraudes e integrar melhor as bases de dados do Governo Federal. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social anunciou que a modernização vai agilizar o atendimento e a atualização cadastral dos beneficiários.
A nova plataforma permitirá a automatização das informações das famílias, reduzindo erros e acelerando a aprovação dos cadastros. A integração de dados, que antes levava meses, passará a ser feita em poucos dias. O sistema contará ainda com um portal de gestão de riscos e monitoramento para evitar fraudes.
De acordo com a secretária Letícia Bartholo, essa mudança tornará o acesso aos benefícios sociais mais fácil e rápido para as famílias. Ao inserir o CPF do beneficiário, o sistema cruzará dados automaticamente com diferentes bases do governo, como Receita Federal e Previdência Social.
O banco de dados será armazenado pela Dataprev, garantindo mais agilidade na análise de informações. Atualmente, o Cadastro Único conta com cerca de 90 milhões de pessoas inscritas, pertencentes a mais de 40 milhões de famílias em todo o Brasil.
Aneel anuncia cobrança extra devido à redução nos reservatórios das hidrelétricas com a chegada do período seco
Evento na véspera do feriado terá atrações musicais e programação aberta ao público com apoio da Prefeitura
Energisa identificou desvios suficientes para abastecer 632 famílias e alerta que consumidores flagrados em irregularidades arcam com custos e penalidades
Diretoria da agência negou recurso da empresa; mérito das denúncias será analisado em processo separado
Atendimento inclui serviços para MEI, orientações empresariais e capacitações