Ação priorizou manejo humanizado e garantiu mais segurança para os animais e para a comunidade.
Foto - Semea
Uma operação cuidadosa e planejada garantiu um novo lar para oito capivaras que viviam na região da Lagoa dos Patos, no Jardim Everest, em Presidente Prudente. A ação foi conduzida pela Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), com apoio da Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil, Abrigo de Animais, além de acompanhamento de um biólogo e um médico veterinário.
Os animais foram levados para a Cidade da Criança, que oferece ampla área verde e lago natural, considerado ideal para a espécie. O grupo de capivaras começou com apenas um casal, que se reproduziu, formando uma família com nove animais. Durante o manejo, um filhote escapou, mas segue sendo monitorado pelas equipes.
A estratégia de remoção priorizou o bem-estar dos animais, sem uso de sedação. A retirada também visou proteger tanto as capivaras quanto a comunidade.
Na Lagoa dos Patos, algumas pessoas estavam oferecendo alimentação inadequada, o que poderia comprometer a saúde dos animais e alterar seu comportamento natural. A Semea esclarece que não houve casos de carrapatos ou febre maculosa associados aos animais no local.
Evento será de 18 a 21 de junho, com entrada gratuita,
Ação será no Jardim Cambuci, com serviços gratuitos de saúde, cultura, lazer e bem-estar.
Receita espera receber 46,2 milhões de documentos até o fim do prazo, em 30 de maio.
Verba será aplicada em obras e compra de equipamentos para o Ensino Fundamental e Infantil da rede municipal.
Imunização está disponível nas 29 salas de vacinação da cidade para pessoas a partir dos seis meses de idade.