Iniciativa promove saúde mental e fortalecimento da identidade por meio do psicodrama étnico-racial
Foto - cedida
A Clínica Escola de Psicologia da Unoeste, em Presidente Prudente, está com inscrições abertas para o grupo psicoterapêutico “Reconstruindo Narrativas Negras”, voltado para universitários negros que desejam trabalhar questões identitárias e fortalecer sua saúde mental.
O projeto é conduzido pelo estudante do último termo de Psicologia, Pedro Lucas dos Santos, sob a supervisão da professora doutora Zilda Rodrigues Nogueira. Os encontros acontecem às sextas-feiras, de forma presencial, no campus 2 da universidade, e a participação é gratuita.
O grupo utiliza o psicodrama étnico-racial, uma abordagem que combina elementos da dramaturgia para possibilitar o resgate de memórias, ressignificação de traumas e fortalecimento das narrativas individuais e coletivas.
“O nosso objetivo é criar espaços de acolhimento para estudantes negros, onde eles possam se reconhecer, se fortalecer e ressignificar suas vivências. Além disso, queremos ampliar as discussões sobre raça e saúde mental dentro da Psicologia”, destaca Pedro.
Os interessados passam por uma triagem inicial, que avalia as necessidades individuais. Todo o processo é embasado em teorias do psicodrama e referências de autores negros.
Para fazer parte do grupo, é necessário agendar um horário pelo WhatsApp (18) 99672-3869. Já os encontros serão às sextas-feiras, na Clínica Escola da Unoeste.
Combustível sustentável pode tornar transporte coletivo mais econômico e menos poluente
Universitários receberão certificado com horas complementares; evento será nos dias 13 e 14 de junho
Medida busca combater furtos de fios e cabos que já geraram quase R$ 100 mil em prejuízos aos cofres públicos
Evento será de 18 a 21 de junho, com entrada gratuita,
Ação priorizou manejo humanizado e garantiu mais segurança para os animais e para a comunidade.