Combustível sustentável pode tornar transporte coletivo mais econômico e menos poluente
Foto - Reprodução intenet
A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), estuda alternativas para tornar o transporte coletivo mais eficiente, sustentável e acessível.
Depois de anunciar a gratuidade nos ônibus aos fins de semana a partir do dia 7 de junho, a pasta busca agora medidas que possam reduzir o custo da tarifa durante a semana.
Na manhã da última quinta-feira, o secretário de Mobilidade Urbana, Adauto Bibiano, e os assessores Emerson Leite e José Ricardo Góis visitaram a Usina Cocal, em Narandiba, referência na produção de biometano, um combustível 100% sustentável.
De acordo com a Prefeitura, a adoção do biometano nos ônibus traria benefícios tanto econômicos quanto ambientais.
A Cocal explicou que o biometano é obtido a partir da purificação do biogás, gerado pelos resíduos do processamento da cana-de-açúcar. Atualmente, parte da produção abastece a frota da própria usina, enquanto o excedente é comercializado por meio de um gasoduto isolado — pioneiro no mundo — ou carretas especializadas.
O estudo faz parte de um conjunto de ações para modernizar o transporte público em Prudente, que também inclui a avaliação de linhas, rotas e modelos operacionais mais eficientes.
Universitários receberão certificado com horas complementares; evento será nos dias 13 e 14 de junho
Medida busca combater furtos de fios e cabos que já geraram quase R$ 100 mil em prejuízos aos cofres públicos
Iniciativa promove saúde mental e fortalecimento da identidade por meio do psicodrama étnico-racial
Evento será de 18 a 21 de junho, com entrada gratuita,
Ação priorizou manejo humanizado e garantiu mais segurança para os animais e para a comunidade.